smartphones xiaomi mais populares
Saiba Mais Sobre os Celulares Xiaomi
20 de dezembro de 2019
Saiba Qual Tipo de Câmera de Segurança Utilizar
21 de janeiro de 2020
Exibir tudo

 Todo mundo tem um computador ou notebook em casa que usamos para trabalho ou laser, que está ficando mais lento com o passar do tempo, e mesmo fazendo a formatação completa ou limpando a memória retirando arquivos pesados e passando pra nuvem ou desinstalando programas que não usamos e excluindo arquivos indesejáveis, o resultado é sempre o mesmo. Se você tem um computador ou notebook que está lento, aqui vão 5 dicas para deixar seu computador mais rápido, são componentes hardware que podem ser substituídos para melhorar o desempenho do seu PC deixando-o mais rápido. 

 

Veja abaixo quais são as principais partes dos computadores e notebook que podem ser substituídos para fazer um belo upgrade e te deixar satisfeito com a velocidade novamente. Mas preste muito atenção na compatibilidade, pois como existem diferentes marcas de fabricantes, alguns componentes de hardware podem não ser compatíveis.

 

01 – Memória RAM

 

O que é Memória RAM? memória RAM é um componente, um hardware e sua função é permitir o acesso aos arquivos armazenados em um computador. É um tipo de memória que não armazena conteúdo de forma permanente, apenas dados de programas em execução enquanto o computador está em uso. 

 

A memória RAM significa Random Access Memory ( memória de acesso aleatório), recebe informações do HD, as armazena temporariamente e as disponibiliza ao processador (essencial para acompanhar a velocidade do processador).Se o seu computador ou notebook possui pouca memória RAM, então irá demorar para abrir diversas aplicações ao mesmo tempo. Para evitar esse problema possua uma memória RAM de no mínimo 4 GB para trabalhos simples e lazer ou para jogos, tenha um à partir de 8 GB.

 

Investir em memória RAM é um jeito rápido de deixar o computador mais rápido, se a placa mãe tiver espaço disponível basta apenas realizar a instalação de mais componentes. No mercado existem 4 memórias RAM,  DDR, DDR2, DDR3 e DDR4, sendo a DDR4 a mais potente, cada um tem uma velocidade medida em MHz.

 

Lembrando que não adianta ter a melhor memória RAM no mesmo computador com uma placa mãe ou processador de baixa qualidade..

 

02 – MEMÓRIA SSD

 

Considerando como a evolução do tradicional Disco Rígido (sigla em inglês hard disc – HD) muitos usuários estão substituindo o HD pelo SSD ( sigla em inglês solid state drive) pela agilidade ao acesso as informações.

 

Um computador ou notebook que possui um SSD instalado consegue na leitura de dados ser três vezes mais rápido que o tradicional HD, e pelo menos duas vezes mais rápido ao armazenar informações. Possui maior velocidade para iniciar um sistema operacional, abrir programas e arquivos, Alcançando entre 200MB/s à 500MB/s.

 

As informações do SSD são armazenadas em seus microchips, similar ao pendrive, diferente do HD que faz a leitura pela rotação de seu disco interno.

 

Outros diferenciais do SSD é que ele não faz barulho, já o HD faz pela sua mecânica interna. São mais resistentes, baixo consumo de energia. Por outro lado são mais caros, possui menor capacidade de armazenamento

 

03 PROCESSADOR

 

Outro jeito de acelerar seu computador é substituindo o processador por outro com mesmo socket. O processador é como o cérebro do computador, responsável por processar todos os dados que chegam, sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados.

 

 Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.

 

04 PLACA-MÃE

 

Para um computador funcionar ele precisa de um conjunto de peças que isoladamente não seria o suficiente, a função da placa-mãe é unir todos eles,por exemplo o HD, processador, memória RAM, entre outros.

 

Para tornar um PC mais rápido você pode instalar uma placa-mãe que seja compatível com 16 GB de memória RAM,subdivididos em dois pentes de 8GB de RAM. Se nessa mesma placa fosse inserido dois pentes de 16GB de memória RAM, a placa só reconheceria no máximo 16GB.

 

Ao escolher uma placa-mãe verifique o chipset, com ele saberá quais processadores são compatíveis, qual tipo de socket para saber quais tipos de memória são compatíveis, quantidade de de portas USB entre outros.

 

05 PLACA DE VÍDEO

 

A placa de vídeo é responsável pela geração das imagens, processando dados e transformando em imagens que são exibidas na tela do computador e notebook. É necessário optar por uma placa de vídeo compatível ao desempenho da CPU para não prejudicar a geração de imagens, é preciso ter um equilíbrio, pois uma placa de vídeo potente irá comprometer o desempenho de um processador mais simples quanto estiverem trabalhando juntos, em contrapartida, se um bom processador trabalhar junto com uma placa de vídeo mais modesta irá apresentar limitações na qualidade visual.

 

O chip gráfico é a parte mais importante de uma placa de vídeo, mais conhecida pela sigla GPU (Graphics Processing Unit / Unidade de processamento Gráfico) é responsável pela execução e processamento de cálculos onde o resultado é exigido na tela do computador.

 

Outra parte relevante de uma placa de vídeo é a memória, tendo como a velocidade uma característica que influencia o desempenho do dispositivo.

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *