Dicas de configurações para PC gamer
30 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Seu computador ou notebook parou de funcionar? A placa-mãe é o hardware que está conectado a todas as outras peças do seu computador, então se essa peça estiver com defeito, nada irá funcionar. Leia este texto e veja os 8 problemas com placa-mãe mais comuns que podem causar o mal funcionamento ou coisa pior.

 

 

Placa de vídeo e memórias mal instaladas

 

O problema mais simples! Quando alguma placa sai do lugar, normalmente que move o computador com menos cuidado do que deveria. Também pode ser causado pela má instalação de placas e memórias na placa em seus respectivos slots.

 

Sujeira

 

Isso mesmo que está pensando, a poeira é uma grande inimiga do bom funcionamento dos computadores, não é nenhuma novidade que com o tempo o acúmulo de poeira provoca o aumento da temperatura pois dificulta a ventilação do ar, como nos difusores, causando baixa no desempenho e travamentos em alguns casos. Dependendo do local que o computador estiver, será necessário realizar uma boa limpeza a cada seis meses, mas se o ambiente for livre de poeiras, pode levar mais tempo para fazer a limpeza.

 

Cabos de energia

 

Acontece na hora de ligar a placa-mãe na fonte, pois elas possuem duas entradas de energia, a principal de 24 pinos e outra de 8 pinos ou menos. Para que funcione você deve ligar os respectivos cabos nessas entradas.

 

Temperatura

 

Você pode acompanhar a temperatura do seu computador utilizando alguns softwares como o HWmonitor ou AIDA64 usados para verificar os níveis de calor. Ligue o alerta se algum componente superar a temperatura de 90° Celsius. Com a temperatura inadequada, qualquer aparelho eletrônico aumenta as chances de apresentar um defeito ou mal funcionamento, por isso normalmente o ambientes com muitos aparelhos ligados são muito bem refrigerados.

 

Curto-circuito

 

O que causa esse problema é geralmente o contato físico da placa-mãe com algum metal das estruturas que suportam o gabinete. Outra possibilidade para o problema na placa-mãe é quando existem fios desencapados ou cabos soltos sobre a placa de circuito impresso onde são soldados os demais componentes, também chamado de PCB. Quando a placa-mãe está em curto ela pode não ligar ou gerar travamentos durante o uso, ou em casos mais raros, pode até queimar alguma parte importante da placa com o curto, e então já era.

 

Energia insuficiente

 

Se na hora de montar o seu micro, você escolher uma fonte de energia subdimensionada sem capacidade suficiente par alimentar todos os componentes do computador, talvez ele nem ligue.

 

Conflitos de hardware

 

Esse é um problema que geralmente envolve os processadores, por exemplo, a Bios e sua placa-mãe, lançados com soquete A compatível com processadores B, e depois de algum tempo, o fabricante de processadores lança CPUs que usam soquete A, e mesmo que o processador seja compatível com sua placa, pode ocorrer que a Bios não reconheça.

A Bios é um sistema operacional rudimentar, sua função é testar todos os componentes ligados a placa-mãe e prepara o sistema operacional para funcionar. Ela faz o reconhecimento dos hardwares compatíveis com a placa-mãe e as vezes ela não reconhece uma hardware novo.

 

Problemas com memória RAM

 

Os pentes de memória RAM geralmente são substituídos por quem faz upgrade no computador, mas quando os pentes de memória não são compatíveis, seu computador não usará toda velocidade disponível da memória RAM instalada ou talvez nem ligue. A melhor forma para consultar a compatibilidade da memória RAM com sua placa-mãe é consultando o site do fabricante.

 

 

Talvez precise de uma ajuda profissional, então entre em contato agora com a Ultec Informática, clique aqui para falar pelo whatsapp. Uma equipe super profissional e experiente, atuando no mercado a anos, atendendo com excelência pessoas físicas e jurídicas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *